Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – Tudo o que Você Precisa Saber
Blog Article
A infecção gonocócica é uma das ISTs mais frequentes no mundo, atingindo milhões de pessoas anualmente. Provocada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir qualquer pessoa, e, se ignorada, pode resultar em problemas sérios. Neste conteúdo, exploraremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e maneiras de combate da infecção gonocócica.
Definição da Gonorreia
A gonorreia é uma infecção bacteriana que compromete sobretudo as estruturas do sistema genital, como canal urinário, região cervical, canal anal e faringe. Embora possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode levar a problemas de saúde significativos.
Principais Sintomas da Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem mudar entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os sintomas mais comuns incluem:
Manifestações Masculinas:
Corrimento purulento na uretra
Dor ou ardência ao urinar
Sensibilidade testicular
Inflamação na região da uretra
Nas consulte mais informação Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Desconforto miccional
Sangramentos fora do período menstrual
Dor durante as relações sexuais
Dor no baixo ventre
Complicações Possíveis:
A gonorreia também pode afetar a garganta, provocando irritação e desconforto, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, provocando sintomas como coceira e secreção anormal.
Formas de Disseminação da Doença
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo relações vaginais, anais e orais. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, gerando inflamações severas nos olhos.
Diagnóstico da Gonorreia
O diagnóstico da gonorreia pode ser confirmado com exames específicos, tais como:
Teste de urina: confirma se há contaminação na urina.
Análise de material infectado: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A gonorreia é tratável com antibióticos, comumente utilizando ceftriaxona e azitromicina. Todavia, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.